A Importância da Hidratação Durante a Atividade Física

A quantidade de água que o corpo elimina através do suor durante o exercício físico depende da duração e intensidade do mesmo, bem como da umidade e temperatura ambientais.

A melhor maneira de se prevenir contra a desidratação é beber água, isso todos já estão carecas de saber, porém poucos colocam em prática.

A ingestão “extra” de água antes do exercício em ambientes quentes oferece uma certa proteção contra a desidratação aumentando o suor para resfriar seu corpo e prevenindo contra uma elevação exagerada na temperatura corporal interna durante o exercício.

A Importância da Hidratação Durante a Atividade Física

Uma desidratação severa pode levar a pessoa ao coma e até mesmo à morte!

A quantidade ideal de água a ser ingerida depende de cada pessoa, porém indica-se em torno de 400 a 600 ml de água, 20 minutos antes do início do exercício físico.

Deve-se ainda beber cerca de 250 ml a cada 10 ou 15 minutos, pois quantidades maiores podem dar a sensação de “barriga cheia”. Mas fique atento(a): não espere sentir sede para beber água, pois a sede é um sinal de que seu corpo já está com falta de água.

Algumas pessoas se iludem com o peso perdido após suar bastante durante um exercício. É pura ilusão, pois só se perdeu líquido e não gordura.

A gordura será “perdida” independente da quanto você suou no exercício, e o peso “perdido” com o suor será rapidamente reposto quando você ingerir água, que não tem calorias e portanto não vai armazenar gordura no seu corpo!

Faça exercícios físicos somente com a orientação de um profissional de Educação Física qualificado.

Veja também: A importância do Descanso no Treinamento.

Bons treinos!!!