Periodização no Treinamento

Entenda o que é periodização e como ela pode ajudar você a alcançar seus objetivos no treino.

Existem muitas pessoas que, por praticarem musculação há muitos anos, acabam por aprender (de certo modo) a montar séries e escolher exercícios para compor seu treinamento. O que muitas dessas pessoas desconhecem é a necessidade de se variar os exercícios.

O ser humano sobreviveu a várias eras por possuir uma capacidade de adaptação maior que de muitos outros seres. Essa capacidade de adaptação também pode ser vista no seu corpo!

Quando você precisa ficar acordado à noite e passa a dormir de dia, quando você viaja para um lugar mais quente ou mais frio… seu corpo está constantemente se adaptando às situações de mudança que ocorrem com ele.

Da mesma forma acontece com o seu treinamento! Seu corpo passa a ser exigido de uma forma que ele não estava acostumado, tendo que se esforçar para suportar a intensidade que você está impondo a ele. Mas como existe a capacidade de adaptação, seu corpo vai ficar mais forte e mais resistente para acompanhar essa nova exigência…

É aí que acontece a hipertrofia, a perda de gordura, o aumento da velocidade e todos os benefícios (de acordo com o objetivo de cada treino).

Conheça os Programa de Treino para emagrecer Hiit e Q48.

Então a adaptação é uma coisa boa, certo? Em partes. Porque essa mesma adaptação que te dá melhorias, faz com que seu corpo não responda mais aos estímulos que vinham sendo aplicados, justamente por estar acostumado.

O corpo precisa de novidade, precisa ser tirado da Zona de Conforto para gerar adaptação. É aí que entra a periodização!

A periodização vai tirar seu corpo da rotina fazendo com que, com estímulos diferentes, ele pare de se adaptar àquele modelo de treino e passe a buscar se adaptar ao novo modelo, de maneira que, no futuro você possa voltar ao modelo antigo com a garantia de que ele vai funcionar, porque seu corpo vai estar desacostumado…

periodização do treinamento

Periodizar o treino corretamente

Mas importante! Periodizar não é apenas mudar os exercícios, a ordem de execução, número de séries e repetições ou a carga…

É necessária toda uma alteração em nível fisiológico, que vai fazer seu organismo mudar, também, a produção de certos hormônios e enzimas. Essa é a mudança de adaptação gerada pela periodização!

Vários estudos científicos comprovam que o método de periodização ondulatório é mais eficaz para ganho de força e hipertrofia que o método linear e, por conseguinte, o treinamento sem periodização.

Converse com o seu Professor de Educação Física sobre este assunto.