Pular Corda: Benefícios de uma Brincadeira Divertida

Desde crianças gostamos de pular. O ato de pular faz parte de diversas brincadeiras, como a corrida de saco, brincar de saci ou mesmo o ato de pular corda.

Isso é do conhecimento de todos, entretanto muitos se esquecem que pular corda não é somente uma brincadeira divertida, mas também um excelente exercício físico.

No mundo das brincadeiras, há várias formas de pular corda, mas quando tratamos de falar sobre exercícios físicos, a forma mais comum é utilizando-se de uma corda que deve circular em torno da própria pessoa que a impulsiona.

Benefícios de Pular corda

Claro, pular corda somente não irá preparar todo o seu organismo, uma vez que não trabalha todos os músculos de nosso corpo, mas já ajuda a quebrar o sedentarismo e a trabalhar alguns grupos de músculos das pernas, além de ajudar a ativar a circulação sanguínea.

Dentre os principais benefícios de executar tal atividade, temos o desenvolvimento da coordenação motora, melhora da resistência aeróbica bem como dos membros inferiores e melhoria da circulação sanguínea, como já mencionamos anteriormente.

Veja também: Q 48 – Treino rápido para queimar gorduras

Entretanto, apesar de todos os seus benefícios, faz-se importante fazer algumas ressalvas. Indivíduos que possuem problemas nas articulações dos membros inferiores ou que estejam muito acima do peso não deveriam fazer tal atividade, pois estariam a comprometer ainda mais o funcionamento de suas articulações. Nesses casos, são recomendadas atividades que possuam menor impacto sobre as mesmas, como pedalar ou nadar.

pular-corda-benefícios

Este é um tipo de exercício físico bastante barato, que requer somente uma corda. É importante que o tamanho da corda esteja adequado para a atividade, pois se for curta demais dificultará a execução da atividade.

Adquira uma corda grande o suficiente para tocar o chão enquanto a gira em torno de si mesma – ou até mesmo uma corda um pouco maior, pois é muito fácil enrolar a mesma em suas mãos para reduzir o seu tamanho.

Três ou quatro séries de um minuto a um minuto e meio pulando corda todo dia já são suficientes, mas é necessário incluir outras atividades físicas pois, como já comentamos anteriormente, somente pular corda não trabalhará todos os grupos musculares de seu corpo.

treino.info